O melhor horário para estudar e memorizar a matéria

Se você quiser manter viva na memória a matéria que você acabou de assistir em aula, aqui vai uma dica.

Eu passei a minha vida toda na escola (e quando frequentei a faculdade) utilizando mal meu tempo.

Como a maioria dos alunos, deixava a matéria acumular para a semana de provas. Isso é doloroso. Tinha que estudar como um desesperado.

Só depois que tranquei a faculdade e passei a me dedicar ao estudo de assuntos que realmente eu tinha (e tenho) interesse, que meu aprendizado se tornou mais produtivo e eficaz.

Mostrarei para você uma das dicas mais poderosas para melhorar a sua capacidade de raciocínio e fazer o conteúdo grudar na memória.

Aqui está…

Para fixar o conteúdo de uma aula (ou palestra) que você assistiu, faça o seguinte:

estude imediatamente depois da aula, antes de dormir.

(É só isso? Sim!)

Beleza, mas não deu para eu estudar imediatamente após a aula, o que fazer? Você pode perguntar. Sem problemas, desde que você estude o assunto ANTES de dormir.

Antes de continuar, preciso saber de uma coisa.

Você tem problemas para estudar na hora certa (que você marcou)? Ou você é como a maioria das pessoas, fica adiando a hora de estudar?

De qualquer forma, quero te avisar que neste artigo aqui eu ensino meu truque especial para evitar a procrastinação nos estudos. É desse jeito que consigo estudar na hora certa.

Mas por que antes de dormir?

estudar-antes-de-dormir-1

Porque é durante o sono que a informação é consolidada no cérebro, na memória. Ao estudar antes de dormir, você está avisando ao seu cérebro de que aquele assunto é alvo da sua atenção, é importante.

Do contrário, seu cérebro jogará fora essa informação na hora de fazer a limpeza no sistema límbico. Ela será deletada. (O quê, não entendi esse negócio de faxina cerebral?)

Meu amigo, sabe por que você sente sono?

O sono não vem do corpo cansado. O sono é causado pela necessidade de “esvaziar” parte do sistema límbico (onde fica a memória de curto prazo).

O cérebro, sobrecarregado de informações adquiridas ao longo do dia, precisa fazer uma limpeza geral. Eliminar tudo o que não é considerado útil. E até onde se sabe, isso é feito durante o sono.

Então, quando você estuda o conteúdo da aula antes de dormir, na verdade, você está dizendo para o seu cérebro que aquele assunto, por ser importante, deve ser armazenado na memória de longo prazo (região do córtex cerebral).

Desse jeito, você estuda pouco, aprende mais e com menos esforço.

2 Comentários

  1. Avatar

    Eu achei esse conteudo util e agradavel creio eu que se os nossos antecedentes não esvrevessem pra nós não saberiamos quase nada .

    Responder
    1. Thieres Machado

      Fala Daniel, beleza? Cara, muito bom saber que o conteúdo é útil. Esse é meu objetivo por aqui. Então fique à vontade.

      Obrigado por sua atenção.

      Responder

Olá! O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *